16 de Março: Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas

16 de Março: Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas

16 de Março: Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas

Hoje é o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas e visa chamar a atenção para a necessidade de mudança.

Muito se fala sobre efeito estufa e sobre os gases que provocam o aquecimento global, como o CO2, por exemplo. Mas além deste, há muitas outras causas para as mudanças climáticas, que têm se intensificado graças à ação humana. Entre elas podemos citar a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento, o consumo exagerado de recursos naturais ou a poluição de nossos rios pela falta de tratamento de esgoto, por exemplo.

Tudo isso tem causado efeitos devastadores na vida de nosso frágil planeta: degradação ambiental, perda de biodiversidade, desgaste de recursos naturais, elevação do nível do mar, aumento na quantidade e intensidade de tempestades, derretimento de geleiras e aumento tanto das chuvas quanto dos períodos de seca, entre outros fenômenos.

Para que possamos combater estes efeitos, é preciso mudar de hábitos. Todos os habitantes do planeta têm responsabilidade e podem colaborar exigindo de seus governantes que ampliem o uso de energias renováveis, que melhorem a eficiência energética e que combatam o desmatamento por exemplo.

Você também pode contribuir para a redução do aquecimento global e para um melhor enfrentamento das mudanças climáticas. Utilizar os recursos naturais com responsabilidade; fazer melhores escolhas ao consumir bens, produtos e serviços (consumir com consciência e apoiar iniciativas de carbono neutro, por exemplo) e dar prioridade a atividades que reduzam a emissão de gases de efeito estufa (reduzir o consumo de energia é uma delas) são importantes para colaborar na busca pela solução do problema que afeta a todos. Faça sua parte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *