Enriquecimento Ambiental – como faço isso???

Enriquecimento Ambiental – como faço isso???

Enriquecimento Ambiental – como faço isso???

Gatinhos que vivem em confinamento – casas ou apartamentos telados – certamente estão protegidos dos perigos da vida louca nas ruas, mas também são os que mais precisam de enriquecimento ambiental. Isso significa que precisamos colocar no ambiente elementos que lhes tragam bem-estar físico e psicológico.

Você pode fazer muito pelo seu bichano acrescentando itens no ambiente que vão ajudá-lo a desenvolver seus instintos naturais e ter uma vida mais saudável e feliz mesmo em confinamento. Existem muitas formas de fazer isso e vamos dar dicas aqui, algumas que requerem apenas criatividade e boa vontade e outras com pouco investimento podem tornar a sua casa o sonho de todos os peludos!

Vamos começar por aquilo que não requer nada além de amor: interagir com seu gato! Você pode fazer isso escovando o pêlo, brincando com ele, fazendo carinho, etc. Quanto mais cedo você começar a interagir com seu gatinho, mais chance terá de ter um companheiro que goste e aprecie essas interações. Não esqueça, gatos gostam as vezes de uma vida mais solitária, e isso não significa que ele não gosta de você!

Por sorte, hoje há inúmeras opções no mercado de produtos que podem estimular seus instintos naturais, e pra todos os bolsos! Na nossa loja você pode encontrar produtos que ajudarão a manter seu companheiro saudável e feliz, com foco em proporcionar aos felinos melhores condições de vida em confinamento.

Enriquecimento vertical: seu gato já deve ter tentado – e conseguido! – subir em armários, geladeira, prateleiras e qualquer outro local alto em sua casa. Pular e escalar são habilidades naturais dos peludos e devem ser encorajadas. Um jeito fácil de fazer isso é colocar as coisas de seu gato no alto (caminha, tigelas de comida, deixar espaços vazios em prateleiras etc. Mas se você quer investir em seu animalzinho, a instalação de nichos, prateleiras, postes arranhadores, camas suspensas, escadas e pontes são excelentes opções.

Enriquecimento estrutural: uma dica fácil e barata? Caixas de papelão!!! Nenhum gatinho resiste a elas!!! É importante que seu gato tenha locais para se esconder e para arranhar. Gatocas e arranhadores são muito bons para este fim! Você pode criar os seus (como um novelinho de lã!) mas hoje há diversas opções de produtos disponíveis que nos ajudam nessa tarefa: brinquedos, redes para cadeiras e gatocas.

Enriquecimento sensorial: é tudo que possa estimular seu gatinho através da audição, do olfato e da visão. O mais conhecido entre os gateiros é o uso de catnip ou de feromônios, que ajudam inclusive a diminuir comportamentos agressivos.

Para a saúde física de seu bichano: sabemos que nossos peludos não gostam de água parada e muitos dos que vivem em confinamento engordam muito. Nestes casos é recomendável investir em fontes de água e em comedouros em que o gatinho tenha que se esforçar para conseguir comida. Eles são chamados de “slow feed bowls”, que significa “tigela de comida lenta” e ajuda o animal a perder peso. Também há a opção de bolinhas que escondem petiscos e o gato precisa brincar para conseguir a recompensa. Procure também cortar as unhas – especialmente se não tiver arranhadores em casa – e escová-lo com frequência – para evitar a formação de bolas de pelo no aparelho digestivo. A utilização de pentes ou escovas que removem eficazmente os pelos mortos ajuda demais nesta tarefa!

É importante que seu gatinho consiga efetivamente interagir de forma bem-sucedida com o brinquedo para que ele não fique frustrado, então sempre verifique que ele consiga “caçar” o brinquedo ou petiscos!

Não menos importante é observar a qualidade da ração que estamos utilizando e se possível, oferecer rações úmidas também. E claro, se o seu gatinho apresentar comportamentos agressivos, ficar muito tempo entocado, miando além do comum, de repente ficar sem vontade de brincar, parar de comer ou ingerir água, ou qualquer outro comportamento incomum: procure um veterinário!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *